segunda-feira, 22 de março de 2010

Esta é a nossa Golden Week



Que se fodam os exageros, as falsas ironias, as opiniões contrárias: esta é, de facto, a melhor banda de sempre. A mais filha-da-puta, certamente. A mais barulhenta, discutível. A mais psicadélica? Com as drogas certas. Mas nenhum destes adjectivos interessa: para isso existem linhas de baixo repetidas ad nauseam, feedback de fazer corar o próprio Lou Reed e letras tão impercebíveis quanto a voz anasalada do vocalista. Tudo o que se fez na cena punk, todo o espírito DIY, todo o activismo político universitário de '68, todos os cocktails molotov desperdiçados, todas as revoltas de algum ponto no tempo são brincadeiras de criança quando comparadas com isto: o baixista sequestrou um avião e desertou para a Coreia do Norte. PARA A COREIA DO NORTE. Quão mentalmente instável, quão rock n' roll deve um tipo ser para atingir este nível?

Mas essa seria a melhor história do currículo se não fosse pelo currículo itself. Associações com trupes de teatro avant-garde. Espectáculos onde predominavam os decibéis e os flashes de luz ao ponto da epilepsia. Um pretensiosismo proto-hipster-proto-punk-proto-indie-proto-música sem limites. Estes são os Rallizes Dénudés. O pináculo absoluto da psicodelia japonesa. Mundial?

Mais pesados que uma morte na família. Foda-se. Ao ler coisas assim, ao saber que, ainda há poucos anos, uma banda destas existia e depois desapareceu sem deixar rastos, que há-de um tipo pensar? No Hardcore, no Black Metal, no No Wave? Não, não pensa em nada: Night Of The Assassins, The Last One, Enter The Mirror, Smokin' Cigarette Blues... pensam por si. Rock a sério. Sujo. Visceral. Sociopata. Isto é sangue, isto é cabedal negro, isto é a tua mãe a gritar que eras tão bom rapazinho e agora ouves estas coisas tão doidas, ai meu Deus. E estamos a falar de uma mãe que viveu o niilismo punk. E que me apresentou os Sex Pistols.

Aconselhável a fãs de Hawkwind e Burzum. O primeiro minuto da Night Collectors é o prenúncio de tudo o que Varg Vikernes faria anos depois, o resto é a mãe de Silver Machine. Com ou sem ácidos, com headphones ou colunas, apaixonados pelo Japão ou defensores de Hiroshima/Nagasaki: estes são os Rallizes Dénudés. Tratem-nos bem. Salvar-vos-ão muitas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário