segunda-feira, 23 de maio de 2011

25 by 25

´

Findos que estão os afazeres relacionados com outras opções de vida encontro finalmente tempo (reformulo: tive sempre tempo, faltou-me é pachorra) para escrever mais um post neste blog de nome maravilhoso, já que a outra besta responsável pelo espaço não o faz e nem um nem outro temos amigos que o queiram fazer, porque moramos num gueto e a malta só gosta de trance. Adiante: estes são os vinte e cinco discos/EPs/singles que ouvi nos últimos três dias, que irei reouvir ou não nos próximos meses, e sobre os quais irei falar utilizando precisamente vinte e cinco palavras. Porque isso é cool, e este blog quer ser cool.

Carmen Miranda - The Brazilian Bombshell

Quinta-feira acordei com samba no pé, saquei, ouvi e gostei. Além disso, gajas que usam fruta tipo chapéu merecem respeito. Tico-Tico No Fubá é enorme.

Pop Dell'Arte - Free Pop

Reeditado à pala do Record Store Day, lembrei-me que nunca o tinha ouvido. Não tem Sonhos Pop mas tem um hino generacional: Juramento Sem Bandeira.

Behemoth - Sventevith (Storming Near The Baltic)

Porque o Black Metal deixou progressivamente de ser a minha vida. Deste disco retiram-se não só guitarras, mas coisas bonitas como Hell Dwells In Ice.

Shining - VII: Född Förlorare

Mesma razão, mas desapontado; o novo trabalho dos suecos é ligeiramente aborrecido. Perde-se na abrasividade, ganha-se na folk, mas não se queria ganhar na folk.

Boris - Heavy Rocks II

Quatro discos num semestre: podiam ter feito um trabalho melhor, embora não fiquemos de todo desapontados. Espero que Aileron não seja apropriada por seres abjectos.

Boris - Attention Please

Ou: Boris versão dançável. Aqui a doce Wata trata do lado vocal da coisa, e não se safa mal. Por aqui gostamos muito de J-pop.

aTelecine - A Cassette Tape Culture (Phase 3)

Disco cinzento como o segundo nome de quem o assina. Barulho e coisas industriais aos montes. Bem, já os Mão Morta desejavam um operário metalúrgico.

Alva Noto & Ryuichi Sakamoto - Summvs

Que acontece quando se junta um electricista a um pianista? A resposta é a beleza de By This River: glitch e natureza de mãos dadas.

Bon Iver - Bon Iver

...e Bon Iver desceu da montanha, fez com que o OceanoPacíficoCore passasse a ser de algum modo fixe, e regressou para a cabana do infinito.

Branches - Sonho Marítimo

Português suave. Também conhecido como chillwave. É bom, é de graça, e devem ouvir porque eu mando. Até porque no verão se gosta de chillar.

Cavalheiro - Farsas

Tem uma belíssima canção (Nós), outra que lembra coisas belas (Milhões) e duas que se ouvem bem. E também é de borla. Crise, e tal.

Deux Filles - Silence & Wisdom

Caiu-me ao colo via um blog fantástico, e é igualmente um álbum fantástico. Uma pérola escondida nos anos oitenta, destaca-se esta maravilha: The City Sleeps.

Mona - Mona

O único que voltou para a reciclagem e não ficou para contar a história. Rock FM aborrecido e desprovido de sentido. Safava-se Shooting The Moon.

Guilherme Canhão - Chiado Terrasse

Quando não está ocupado a fazer dos Sunflare uma cena arrebatadora, Guilherme Canhão faz isto: ressuscita os Santa Maria Gasolina Em Teu Ventre. Que discão!

Arctic Monkeys - Suck It And See

É melhor que Humbug, e só por isso já merece crédito. Fica na cabeça à primeira audição: Reckless Serenade. Ainda pode crescer em termos gustativos.

Marianne Faithfull - Forever Faithfull...

Outra coisa que nunca tinha provado e arrependo-me liminarmente. Esta cover merece o mundo. Assim como a voz. Que coisa danada de ser tão bonita.

Niagara - Fact Mix

Já tinha lido algumas loas a estes meninos, mas só agora o pude comprovar. E são inteiramente merecidas. A mixtape cumpre o propósito: fazer mexer.

Pega Monstro - O Juno-60 Nunca Teve Fita

Os pega-monstros eram altamente. As Pega Monstro são altamente. Há aqui uma correlação. Se ainda não ouviram a genialidade de Macaco, sinto pena de vós.

Peste Noire - L'Ordure À L'État Pur

Bastou-me chegar a meio de Casse, Pêches, Fractures Et Traditions para ganhar o dia: foi a primeira vez que ouvi ska num álbum de BM.

Scott Joplin - Ragtime King

Há quem só ouça música com mais de cem anos, certamente. Agora sei de quem era aquela musiquinha que ouvia em cartoons. Obrigado pela nostalgia.

Tiny Tim - Tip-Toe Thru' The Tulips With Me

OK, isto não devia contar como uma dos 25 porque é só uma canção. Mas o blog é meu, e esta vozinha exagerada é amor.

Black Lips - Arabia Mountain

Porreiro. Apenas isso. Sem canções que se demarquem, pelo menos à primeira audição. Deve ser sobrecarga dos Black Lips portugueses (segundo dizem). A ver vamos.

J Rawls - The Hip-Hop Affect

Faltava aqui um disco de hip-hop, e essa honra coube a J Rawls. Que tem neste disco algo de muito bom, como isto: 23 MCs!

tUnE-yArDs - w h o k i l l

Coisa pop estranha. Se entranha logo se verá, para agora soa a sobrevalorização. Mas posso estar enganado, como estou habitualmente. Sou um idiota, como saberão.

Zohar - Keter

E finalmente: outra cereja no bolo. Jazz, klezmer, electrónica... aqui coube de tudo, e é tudo muito bom. Altamente recomendável. Como não gostar de judeus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário