domingo, 21 de fevereiro de 2010

Girondins de Croydon



Há-de chegar o dia em que toda a gente se aperceberá de que esta é uma verdade única e absoluta: os Saint Etienne são a melhor banda pop de sempre. "Ah, mas todas as opiniões sobre música são subjectivas". ERRADO. Achar que o Tony Carreira tem boa voz é subjectivo. Não gostar dos beats suaves, do açúcar na voz da Sarah Cracknell ou da melhor cover de sempre, é estúpido. Isto não tem discussão possível. Olhemos para a sua árvore genealógica: filhos da geração ácido, pais da britpop, irmãos de sangue das compilações do Café Del Mar. Tudo bom. Tudo pop. Tudo awesome. Há uma razão para 1991 ter sido dos melhores anos no que concerne à música, e essa razão é Foxbase Alpha. (E o Loveless, o Nevermind e o Screamadelica, etc.). Única mancha (pequenina, pequenina) no currículo: o Postiga ter jogado no clube que lhes dá nome.

Agora que o verão se aprochega (lol, expressões dos avós), é deitar as mãos a London Conversations e mergulhar de cabeça. Resumo quase completo das actividades dos Saint Etienne - está lá Only Love..., Like A Motorway, He's On The Phone, People Get Real, Shower Scene. Desafio qualquer um a não cantar isto no chuveiro. E para todos aqueles que acham que isto é apenas uma cópia indie do eurodance, odeio-vos, morram num incêndio. Se bem que o Ingrosso ou qualquer outro merdas famoso teria muito mais interesse se passasse isto em vez da Show Me Love pela 3765ª vez. Além de que estaria a educar muito boa (ou não) gente.

Um comentário:

  1. confesso que, apesar de grande admirador dos 90's, nomeadamente no que toca a muita coisa que se fez em terras de sua majestade, não conhecia esta banda. depois de ler a tua crítica decidi ir sacar o primeiro álbum e devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido. Foxbase Alpha soa como uma agradável noite de verão.
    continua com o bom trabalho.

    ResponderExcluir